Blog

Construindo uma cultura de observabilidade na sua organização

No comments

Para implementar a observabilidade no cotidiano da sua organização não existe fórmula mágica. Mas é possível trabalhar e delimitar algumas linhas gerais para serem seguidas que ajudam cada negócio a construir seu próprio planejamento.

# Junte-se a uma comunidade. Trocar ideias com aqueles que já passaram por esse processo e compartilhar sua trajetória ajuda a encurtar caminhos, pois conta com o apoio e experiência do grupo.

# Comece onde está mais difícil. Um novo olhar sobre problemas antigos é a motivação necessária para engajar o negócio, e através disso buscar uma solução comum para aumentar a potencialidade da observabilidade.

# Compre ao invés de desenvolver. Com tantos produtos e boas soluções disponíveis no mercado, partir de algo pronto e com respaldo ajuda a conseguir resultados positivos mais rápidos, o que não significa que ao longo do tempo não possa optar por uma aplicação própria, a chave é aperfeiçoar suas soluções pouco a pouco.

# Procure oportunidades que aliviam o esforço realizado. A mudança em uma prática organizacional exige muito da equipe e pode gerar sentimentos de que os esforços, estudos e dedicação na metodologia anterior foram inválidos. Para contrabalancear, não tente implementar tudo em todos os projetos, faça estudos comparativos – testando a diferença efetiva do monitoramento e da observabilidade – e aproveite conhecimentos anteriores que possam ser melhorados.

# Não tenha medo da finalização, no início, mesclar soluções e tecnologias é o ideal. Mas não esqueça, o objetivo é construir uma solução prática e confiável de debugging que pode ser usada para entender o estado de qualquer aplicação em qualquer momento que algo dê errado. Estipule prazos e metas para alcançar esse recurso.

ORAEXConstruindo uma cultura de observabilidade na sua organização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *