Blog

Oracle RDS na AWS – Casos de uso e vantagens

No comments

Case de Sucesso
Cliente ORAEX do Segmento Jurídico

        Cliente com atuação na área jurídica com limitações físicas para locar e manter um CPD completo, sendo obrigado a contratar outros serviços terceirizados no mercado. O serviço contratado se mostrava ineficaz tanto nas operações de manutenção dos equipamentos, como na administração dos mesmos. Demora elevada no atendimento das solicitações que não atendiam o nível de serviço contratado. 

Como foi o processo de migração

  • Inicialmente foi feito um levantamento da estrutura atual das necessidades da empresa para implementação dos projetos em execução e expectativa de novos projetos. Após definido as premissas e objetivos, foi levado em consideração quanto se poderia investir e o custo de manutenção após a implementação. Para tal, foi elaborada uma POC (Proof of Concept), sendo a fase inicial o teste de desempenho dos serviços no conceito de Cloud (AWS). Para os testes de banco de dados, foram criadas instâncias em regiões distintas, uma em São Paulo e outra na Virgínia. Durante o “stress test” em ambas as regiões foi verificado que para os sistemas corporativos, a região da Virgínia obteve um desempenho melhor por apresentar uma menor latência. Nos testes de performance se notou uma grande melhoria no desempenho em geral dos processos, além da facilidade de monitoria de performance do banco de dados através das próprias ferramentas da AWS.

  • Para o sistema ERP a região de São Paulo se mostrou mais eficaz devido a integração com outros sistemas “legado” da empresa.

  • As licenças adquiridas anteriormente do banco de dados Oracle foram migradas para a criação das instâncias AWS-RDS (BYOL), não havendo assim perda dos investimentos anteriores.

  •  Toda a migração do parque foi dividida em ondas de indisponibilidade, sem interrupção prolongada dos serviços, evitando prejudicar as tarefas da empresa e seus clientes, assim como projetos que estavam em andamento.

  • Após essa operação foram criados bancos de homologação, e novos bancos de desenvolvimento. Outros bancos de dados foram criados para atendimento de projetos específicos e de melhoria dos sistemas internos, que antes não eram possíveis devido a limitação de espaço físico no CPD da empresa e devido aos altos custos de locação de servidores.

  • Hoje a empresa opera com toda a sua estrutura em nuvem hospedada na AWS, sendo simples a criação de novos ambientes tanto de banco de dados quanto de servidores de aplicação, com operações de clonagem de servidores (snapshot) ou contratação de novos serviços na AWS.

  • Uma das maiores vantagens obtidas com essa mudança foi a possibilidade de expandir seu parque computacional e a capacidade de processamento. Este último, foi fator primordial para o crescimento da empresa. Em dois anos após a implementação do projeto o parque duplicou de tamanho. A base de dados que antes estava próxima aos 300Gb, hoje conta com mais de 5TB de storage utilizados. Novos projetos são executados com toda facilidade e a infraestrutura deixou de ser um limitador desta evolução. A comprovação de que todo o investimento nesta migração para nuvem foi um sucesso foram os diversos prêmios de reconhecimento recebidos.

O que é Amazon Relational Database Service (Amazon RDS)?

  • O Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) é um web service que facilita a configuração, a operação e o dimensionamento de um banco de dados relacional na Nuvem AWS. Ele fornece capacidade econômica e redimensionável para um banco de dados relacional padrão do setor e gerencia tarefas comuns de administração de banco de dados.

Visão geral e vantagens do Amazon RDS

  • Quando você comprar um servidor, recebe CPU, memória, armazenamento e IOPS, todos no mesmo pacote. Com o Amazon RDS, estes elementos se separaram, para que você possa escalá-los independentemente. Se você precisar de mais CPU, menos IOPS ou mais capacidade de armazenamento, poderá alocá-los facilmente.

  • O Amazon RDS gerencia backups, patches de software, detecção automática de falhas e recuperação.

  • Para oferecer uma experiência de serviço gerenciada, o Amazon RDS não fornece acesso ao shell para as instâncias de banco de dados. Ele também restringe o acesso a determinados procedimentos e tabelas do sistema que exigem privilégios avançados.

  • Você pode ter backups automatizados realizados conforme necessário ou pode criar manualmente seu próprio snapshot de backup. Você pode usar esses backups para restaurar um banco de dados. O processo de restauração do Amazon RDS funciona de maneira confiável e eficiente.

  • Você pode obter alta disponibilidade com uma instância primária e uma instância secundária síncrona que pode ser usada para failover em caso de problemas.

  • Além da segurança no seu pacote de banco de dados, você pode ajudar a controlar quem pode acessar seus bancos de dados do RDS usando o AWS Identity and Access Management (IAM) para definir usuários e permissões. Você também pode ajudar a proteger seus bancos de dados colocando-os em uma nuvem privada virtual (VPC).

Regiões e zonas de disponibilidade da AWS

Os recursos de computação em nuvem da Amazon estão alojados em instalações de datacenter altamente disponíveis em diferentes áreas do mundo (por exemplo, América do Norte, Europa ou Ásia). Cada local de datacenter é chamado de uma região da AWS.

Cada região da AWS contém vários locais distintos chamados de Zonas de disponibilidade ou AZs. Cada zona de disponibilidade é projetada para ser isolada de falhas em outras zonas de disponibilidade. Cada uma é projetada para fornecer conectividade de rede de baixa latência e custo reduzido para outras zonas de disponibilidade na mesma região da AWS. Ao iniciar as instâncias em Zonas de disponibilidade separadas, você pode proteger seus aplicativos de falha de um único local.

Você pode executar sua instância de banco de dados em várias zonas de disponibilidade, uma opção chamada de implantação Multi-AZ. Quando você escolhe essa opção, a Amazon automaticamente provisiona e mantém uma instância de banco de dados secundária em espera em uma zona de disponibilidade diferente. A instância de banco de dados primária é sincronicamente replicada ao longo das zonas de disponibilidade para a instância secundária. Essa abordagem ajuda a fornecer redundância de dados e suporte a failover, eliminar congelamentos de E/S e minimizar picos de latência durante backups do sistema.

Desvantagens do uso do Oracle – AWS – RDS

Existem poucas desvantagens na utilização de uma instância RDS em comparação com uma instancia EC2, se sua aplicação escreve arquivos que são compartilhados por outros servidores, não se tem acesso direto as pastas de diretório, não se tem acesso ao “shell” da máquina, então essas operações devem ser um pouco repensadas, existem algumas alternativas, porém geram um pouco mais trabalho que um servidor que se tem acesso direto aos “file systems”. Outro ponto é em relação ao export/import, nas instancias RDS toda área de disco é compartilhada com o Banco de Dados, ou seja tudo que se gera de arquivos consome o mesmo espaço do banco, se for gerar por exemplo um export completo do banco de dados deverá observar que o espaço ocupado do arquivo entrará na sua cota de “storage” contratado para a instancia RDS. A transferência desses arquivos só é feita de banco para banco através de dblink usando packages internas, não usamos o binário do exp/expdp ou imp/impdp. Na administração existe uma peculiaridade, não temos mais acesso ao user “sys” existe um usuário equivalente que é o “admin”, porém comandos de grant para objetos do “sys” são atribuídos de forma diferente.

 

Autor: Marcelo Ribeiro

ORAEXOracle RDS na AWS – Casos de uso e vantagens
Read More

Já imaginou perder todos os dados da sua empresa de um dia para o outro?

No comments

Com toda certeza uma das maiores vantagens do backup em nuvem é a segurança. Nesse tipo de serviço você não precisa se preocupar com incêndio, chuva, enchente ou roubo – coisas que qualquer ambiente físico sempre deve temer e que podem comprometer o armazenamento de dados importantes da sua empresa.

Se a sua empresa utiliza uma estrutura de backup em nuvem, os dados são armazenados com mais segurança. Isso porque as informações são criptografadas, o que dificulta o acesso de usuários mal intencionados.

Mas e é seguro? Ficou meio complicado de entender? Quer saber mais detalhes? Separa um minuto e meio do seu dia e confere esse vídeo aqui:

Isso deve ser caro demais, né? Então vamos falar de preço:

Você pode ter toda essa segurança dos seus dados investindo menos de R$ 5,00 por dia.

Fale conosco, nós podemos ajudar! Olhamos pra frente e queremos te enxergar lá: [email protected]

ORAEXJá imaginou perder todos os dados da sua empresa de um dia para o outro?
Read More

Maior vazamento de dados bancários do ano afeta clientes do sistema bancário brasileiro.

No comments

Um servidor desprotegido teria exposto cerca de 250 GB de documentos digitalizados de clientes de diversas instituições financeiras, conforme apurado com exclusividade pelo site “The Hack”. O vazamento foi notificado pelos membros do Data Grupo, grupo de pesquisadores brasileiros independentes dedicados a pesquisar vulnerabilidades críticas em ambientes apps e sistemas industriais.

Grandes bancos como o Banco PAN estavam desprotegidos com contas anonimas que deixaram públicos dados sigilosos dos seus clientes. Uma falha enorme que pode gerar dor de cabeça para vários consumidores desse banco.

A ORAEX tem o Cloud Backup (OCB) que usa tecnologia de segurança de chave de 256-bit AES, extremamente segura e utilizado pelo Governo Federal Americano.

O OCB além de manter os dados dos seus clientes a salvo e longe de qualquer tipo de invasão, é utilizado como uma contigência dos seus dados, onde é possivel utilizar para replicação em servidores na nuvem.

O OCB garante a continuidade do seu negócio e nenhuma dor de cabeça como essa em que grandes bancos se meteram nestes últimos dias.

Saiba mais do OCB em: https://oraex.com.br/oraex-cloud-backup/

fonte: https://thehack.com.br/exclusivo-vazam-mais-de-200-gb-de-documentos-de-bancos-brasileiros/

ORAEXMaior vazamento de dados bancários do ano afeta clientes do sistema bancário brasileiro.
Read More

ORAEX patrocinou 3 eventos no Brasil nas últimas 2 semanas

No comments

Com o objetivo de apoiar eventos alternativos ao que as grandes empresas apoiam, tentando chamar a atenção do grande público para novas áreas e atividades que surgem em nossa sociedade, a ORAEX patrocinou 3 eventos no Brasil nestas últimas 2 semanas.

Em Porto Alegre, a ORAEX apoiou o Women In Big Data Latin America, evento que percorre várias cidades ao longo do mundo, que tem objetivo de fortalecer a diversidade no campo de big data atraindo o público feminino. Como parte dessa iniciativa, se busca atrair mais talentos para o campo de análise de big data e ajudá-los a se conectar, engajar e crescer. Saiba mais como foi o evento clicando aqui.

Também em Porto Alegre, a ORAEX patrocinou o 1º Aberto de Levantamento de Peso organizado pela LPO.SUL. O Aberto LPO.SUL é uma competição que extrai o melhor da modalidade com foco em introduzir os atletas de Crossfit no Levantamento de Peso Olímpico competitivo, integrando as modalidades e buscando atrair atletas para a prática do LPO, com o objetivo de fortalecer a modalidade no RS. Já no primeiro evento, a LPO.SUL teve um sucesso incomparável a outros eventos no Brasil, batendo o recorde de competidoras numa mesma categoria, chamando ainda mais, a atenção do público feminino para o esporte. O 1º Aberto LPO.SUL foi considerado o maior evento da modalidade já realizado no Estado do Rio Grande do Sul. Acompanhe mais sobre a organização e veja como foi o evento no Instagram da @lpo.sul.

Por fim, em Belo Horizonte, a ORAEX foi o patrocinador Master da Copa América de futebol amador Society organizado pelo Iate Tênis Clube de Belo Horizonte. Serão 12 times, simulando as seleções que participarão na Fifa Copa América 2019 compostos por sócios e convidados. O evento se iniciou no último dia 28 de Abril, e tem data prevista para encerrar no dia 09 de junho. A competição corre solta e você pode saber mais através do site www.iatebh.com.br ou pelo instragram @iatetenisclubebh.

Em maio, teremos mais novidades no maior evento de Devops do Mundo. O DevopsDays acontecerá nos dias 24 e 25 de Maio em Porto Alegre e a ORAEX será o patrocinador master em conjunto da Google, com um stand exclusivo para apresentar nossas soluções com foco na transformação digital das empresas. Sobre esse evento, teremos um série de novos posts e você poderá saber tudo em nosso site ou no site do evento em https://devopsdays.org/events/2019-porto-alegre/welcome/.

ORAEXORAEX patrocinou 3 eventos no Brasil nas últimas 2 semanas
Read More

ORAEX e MongoDB assinam parceria exclusiva para o Brasil

No comments

EXCLUSIVO: ORAEX e MongoDB assinaram parceria para revenda dos produtos do maior banco de dados NOSQL do planeta. Com o objetivo de popularizar a versão Mongodb Enterprise Advanced no Brasil a parceria se iniciou em Janeiro de 2019 e também terá em seu portfólio o MongoDB Atlas e o MongoDB Enterprise for OEM.

ORAEXORAEX e MongoDB assinam parceria exclusiva para o Brasil
Read More

ORAEX foi a única empresa brasileira a participar do maior evento de inteligência artificial do mundo

No comments

Nos dias 05 e 06 de Dezembro de 2018, em Nova York, nos Estados Unidos , foi realizado o THE AI SUMMIT, o maior evento de Inteligência Artificial para Negócios do mundo. Com participação das maiores empresas de tecnologia como AWS, IBM, Microsoft, Google, SAP, Oracle, Facebook, Cisco e muitas outras, a ORAEX marcou presença no evento sendo a única empresa brasileira registrada no summit.

ORAEXORAEX foi a única empresa brasileira a participar do maior evento de inteligência artificial do mundo
Read More

Oracle Exadata, você está preparado?

No comments

Dentro do portfólio de atuação da Oraex Consultoria em Informática, contamos com especialistas que dominam a infraestrutura do Oracle Exadata, Oracle Exalogic, Oracle Exalytics, Oracle SPARC Super Cluster, Oracle Big Data Appliance, Oracle Big Memory Machine, Oracle Database Appliance, Oracle Sun ZFS Storage Appliances, Oracle Sun Servers X86 e Oracle Sun SPARC Servers.

ORAEXOracle Exadata, você está preparado?
Read More

Redução de Custo com Cloud Computing – Backup na Nuvem

No comments

Cloud Computing, é o modelo de Computação em Nuvem, e é baseado no conceito de utilização de aplicações e/ou sistemas que estejam instalados e configurados em qualquer lugar acessível através da Internet, eliminando a necessidade de utilização de infraetrutura computacional local para o processamento dessas aplicações e/ou sistemas.

ORAEXRedução de Custo com Cloud Computing – Backup na Nuvem
Read More

Lançamento da ORAEX na Oracle OpenWorld Latin America 2016

No comments

Oracle OpenWorld Latin America 2016 contou com a participação dos sócios Paulo Souto, Nelson de Andrade e Athos João.  Esse trio de sucesso, que tem todo o Know-How em consultoria especializada em produtos Oracle, aproveitou a oportunidade para lançar em primeira mão os novos aplicativos EXMobileDBA, EXMobileATG e EXMobileBAM.

ORAEXLançamento da ORAEX na Oracle OpenWorld Latin America 2016
Read More