Blog

Academia de Talentos

No comments

O mercado de trabalho de TI enfrenta inúmeros desafios. A previsão para os próximos anos é de escassez de profissionais.

Em um país continental como o Brasil, com um mercado de tecnologia em ascensão, ainda há inúmeras dificuldades de acesso e desenvolvimento. Em 2020, o Brasil ocupava a 62º posição no principal índice internacional de inovação, o Global Innovation Index, em 2022, avançou 5 casas, ocupando a posição 57º.

Apesar do crescimento nacional ainda sofremos muita concorrência internacional, e dentro desta questão temos duas preocupações: a saída dos profissionais que buscam melhores oportunidades e o próprio atraso da inovação no país. Porém, o que não falta, é potencial criativo. Nas últimas semanas, o país presenciou sua cultura musical ocupar os top charts globais. Há vontade e talento, mas muitas vezes faltam oportunidades.

A saída desse dilema é a formação técnica de qualidade.

A ORAEX tem como essência inovar e difundir princípios focados na responsabilidade social, ambiental e governança comprometida, este ano, já estamos compensando nossa pegada de carbono. Mas sempre queremos mais:

Por isso, estamos com um novo projeto, que nasceu para solucionar um dos principais problemas que tem impactado o mercado de tecnologia: a falta de profissionais. A nossa iniciativa tem como objetivo levar ao mercado profissionais capacitados e oportunizar indivíduos em novas frentes de trabalho.

Junto com a holding AYO, realizamos o lançamento de uma Academia de Talentos.

A Academia de Talento é gratuita e traz a oportunidade para todos os públicos. Com certificações internacionais, seja você jovem querendo ingressar em uma profissão, ou sênior querendo mudar de carreira, oferecemos cursos online e presencial.

Nesta primeira turma, obtivemos 296 inscritos e selecionamos 50. Nesta jornada pelo conhecimento, os universitários de Brasília vão estudar alguns conceitos importantes para conquistar a certificação em OpenShift.

Hoje, organizações estão adotando a tecnologia de containers e o Kubernetes para acelerar a entrega de novas aplicações ou colocar as aplicações existentes em containers e migrá-las para a nuvem, tendo como base uma plataforma confiável. Criado por líderes em open source, o Red Hat OpenShift é a plataforma de Kubernetes voltada para uso corporativo líder do mercado. E é nessa área que os primeiros alunos sairão qualificados.

Ressaltamos ainda a presença feminina nas nossas turmas. Por enquanto, apenas 15 mulheres. Mas queremos aumentar esse número. É fato que outro desafio do mercado da tecnologia é a desigualdade entre os gêneros – e nunca alcançaremos o verdadeiro potencial da inovação, se houver preconceito e restrições para uma parte da população.

Além de tudo, hoje as empresas se diferenciam por proporcionar experiências extraordinárias aos seus clientes. Dentro da Academia, não é apenas sobre um conteúdo específico, mas também aprender a navegar nas culturas de negócios da atualidade.

Se você ficou interessado nessa iniciativa, continue conosco e acompanhe a divulgação de nossas próximas turmas. A Academia tem um longo caminho para percorrer, e muitos alunos para somar.

ORAEXAcademia de Talentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *