Blog

Uma Breve História da Blockchain do Bitcoin

No comments

A história do Bitcoin, desde seu surgimento até sua consolidação, data para o final dos anos 2000. O nome Satoshi Nakamoto surgiu no final de 2008 na apresentação do Bitcoin, e a sua Blockchain, mais tarde, em 2009, foram liberados como software aberto. A identidade de Satoshi Nakamoto permanece um mistério, podendo inclusive ser um grupo de pessoas. Mas é inegável que seus objetivos foram atingidos: hoje, contamos com um sistema de pagamento que garante a confiança sem a intermediação de terceiros. 

Duas funções foram significativas nesse meio tempo, a “OP_TRUE OP_RETURN” impediu que os usuários usassem Bitcoins que não pertencem a ele, ela foi implementada logo no início e, embora seu impacto não tenha sido significativo, garantiu a segurança e desenvolvimento do Bitcoin. Já a “CHECK_LOCK_TIME_VERIFY” permitiu guardar Bitcoin para transações futuras, o que expandiu seu poder como moeda, já que agora poderia ser armazenado por um período de tempo como um investimento futuro. 

Qualquer um pode gerenciar o protocolo do Bitcoin e minerar o token. É um projeto de código aberto que prospera à medida que mais pessoas participam da rede. Os mineradores de mais sucesso têm sistemas robustos que conseguem superar mineradores mais lentos. Em sua história inicial, você poderia gerenciar o protocolo do Bitcoin e ganhar Bitcoins em um computador de mesa. Agora, para ter qualquer esperança de receber bitcoins, você precisa adquirir equipamento caro e especializado ou usar um serviço de nuvem. 

O Bitcoin também passa por um “Reward Halving”, começou remunerando 50 moedas por bloco, e a cada 210 000 blocos são minerados, aproximadamente a cada 4 anos, a recompensa cai pela metade, e continuará caindo até a recompensa chegar a 0. Hoje, a recompensa é 6.25 moedas. 

Além disso, hoje ele enfrenta limitações ao ser comparado com outras criptos. O protocolo permite apenas 7 transações por segundo, e seu valor como ativo está cada vez mais sujeito a flutuações econômicas, sendo influenciado por fatores extrínsecos a sua própria usabilidade. Até hoje, mais de 19 milhões de Bitcoins foram minerados, e para funcionar segundo a escassez econômica, o protocolo define a barreira de 21 milhões. Como uma curva exponencial, o começo da mineração é rápido, mas decresce ao longo do tempo, a expectativa é que o último Bitcoin seja minerado em 2140.

ORAEXUma Breve História da Blockchain do Bitcoin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.