Smart Grids (Redes Inteligentes) são a parte crítica de sistemas de distribuição elétrica em Cidades Inteligentes. Redes de energia modernas, quando integradas com com machine learning e Internet das Coisas (IoT), adquirem domínio operacional para controlar, monitorar, analisar dados, prover serviços de gerenciamento para os consumidores, serviços de emergência, gerenciamento de contas e taxas e muito mais.
Para as próximas tecnologias de Smart Grid, é preciso relacionar cinco esferas: componentes, comunicação, informação, função e negócios. Assim, é possível entrelaçar tecnologias da informação, informática da energia e pontos de vista comerciais.
Um framework leve e que preserve a privacidade pode ser construído com Q learning, um modelo de machine learning, em que o algoritmo funciona através do aprendizado por reforço, ou seja, mede o resultado de uma ação em um estado particular, e após várias tentativas, atinge a assertividade sobre qual ação tomar em determinado estado. Utilizando informações de consumo e contas de luz, o conjunto de dados pode ser provido para servidores cloud para uma criação de plano de energia baseado em Q learning. Futuramente, a apresentação dos planos é feita de modo a manter a confidencialidade. Assim, a distribuição e cobrança de energia podem ser feitas de forma eficiente, levando em consideração a necessidade de cada área/setor em diferentes períodos.
Quer entender mais sobre o desenvolvimento de novas tecnologias para cidades inteligentes? Entre em contato conosco.
Deixe um comentário