Blog

A História e o Presente com IoT

No comments

A Internet das coisas (IoT) é a interconexão via Internet de dispositivos computacionais integrados em objetos do dia a dia, os habilitando para envio e recebimento de dados.

Confira uma breve linha do tempo da sua história:

1969: Surgimento da Internet através da ARPANET.

1973: Primeira patente de etiquetas RFID (identificação por radiofrequência).

1974: Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla.

1984: Uma máquina de coca cola foi conectada a internet para reportar a disponibilidade e temperatura da bebida.

1990: Proliferação da internet em negócios, mas com uso limitado devido a baixa performance das conexões.

1991: Computação Ubíqua é proposta por Mark Weiser, que ajuda a tornar a interação entre humano e computador invisível, ou seja, integrar a informática com as ações e comportamentos naturais das pessoas.

1992-1998: Sensor nodes são desenvolvidos para receber dados de sistemas embarcados únicos e trocar informações, realizando a ideia básica da IoT.

1999: A comunicação “dispositivo para dispositivo” foi introduzida por Bill Joy e o termo Internet das Coisas foi usado pela primeira vez por Ashton.

2000 em diante: A digitalização aumenta e a conexão e presença na internet vira norma para as aplicações, negócios e produtos.

2010: Redução do custo do desenvolvimento das tecnologias, permitindo maior inserção no mercado.

2015: Dispositivos domiciliares já adquiriram a habilidade de receber localizações.

2020: Miniaturização e ganho de eficiência dos dispositivos.

O verdadeiro potencial da Internet das Coisas (IoT) está apenas começando. Essa tecnologia opera atrás das cortinas e responde dinamicamente ao nosso desejo de que as coisas sejam mais práticas e inteligentes.

A IoT, junto com Robótica, Inteligência Artificial, Nanotecnologia, Biotecnologia e Impressão 3D marca a Quarta Revolução Industrial. Em particular, IoT é um conceito que impacta nossa vida em todos os aspectos, inclusive na maneira em que trabalhamos. Pode melhorar drasticamente segurança, eficiência energética, educação, saúde e muitos outros aspectos do cotidiano dos consumidores, através de soluções inovadoras. Além de atuar ativamente em processos industriais, logísticas de distribuição, manufaturas, agricultura e demais setores. 

Quer saber mais sobre como esse conceito influencia e pode ser incrementado na sua área? Entre em contato conosco. #VEMSERORAEX

ORAEXA História e o Presente com IoT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *