Blog

O que são kubernetes?

No comments

Com o crescimento exponencial do DevOps, que oferece soluções ao cliente de forma ágil e eficiente, aumentando a produtividade dos sistemas, o kubernetes tem sido cada vez mais imprescindível, principalmente pela importância do uso de containers, facilitam a execução em diferentes locais, de maneira mais leve, pela portabilidade. 

Para extrair maiores benefícios dos containers, podem ser utilizados orquestradores como o kubernetes – k8s – o qual os gerencia através de um cluster. Cloud native, open source e baseado na arquitetura de microsserviços, a principal vantagem do kubernetes é a automatização de diversos procedimentos, anteriormente, em modo manual, geravam muitos riscos à continuidade do funcionamento estável das aplicações. 

Conheça a arquitetura kubernetes:
#CLUSTER:  ao rodar o kubernetes, você está executando um cluster, a agrupação de máquinas que funcionam como um único sistema. Sejam elas virtuais, físicas ou cloud, o cluster as relaciona em si mesmo.

#PODS: são a estrutura mais básica, ao invés de trabalhar com os containers diretamente, o kubernetes utiliza os pods para que, caso necessário, consiga agrupar containers para funcionar juntos, podendo ser facilmente ativados, flexibilizados, alterados e excluídos. 

#NODES: ou nós, são máquinas que executam as funções do kubernetes, feito de componentes kubelet e kube-proxy, integram o control plane como masters ou rodam as aplicações como operadores.

# CONTROL PLANE: é onde consegue-se administrar o cluster.

#API: é a parte principal, em que a comunicação entre as partes do cluster acontece, em que inserem-se as solicitações declarativas que podem alterar o estado da aplicação. 

# ETCD: armazena todos os dados, chave-valor, podendo ser rodado junto ou à parte, para facilitar backups e aumentar a capacidade de memória. Repositório do cluster.

# SCHEDULER: seleciona os nodes para cada pod criado, organizando-os da melhor maneira de acordo com a necessidade da função a ser executada, a demanda de recursos necessários, prazos e muito mais.

# CONTROL MANAGER: controlador de nodes, jobs, endpoints, tokens, ele identifica e transforma o estado atual para o estado desejado através API, pela diversidade de funções atua em processos separados, mas está compilado em um binário único, facilitando para o usuário e reduzindo a complexidade.

Com essa estrutura, adquirem-se funcionalidades. 

# Novas Releases podem ser lançadas de forma automática, via agendamento, sem prejudicar a experiência do usuário pois podem ser facilmente implementadas e revertidas. 

# Escalonamento dinâmico de aplicativos, os recursos são alocados conforme a demanda e disponibilidade.

# Declarative Service Deployments que permite apenas indicar qual mudança precisa ser realizada e, desse modo, o estado atual da máquina é transformado para o estado desejado da melhor maneira encontrada pelo control plane do kubernetes.

A Amazon Web Services (AWS) é uma plataforma cloud segura que oferece capacidade computacional, armazenamento de dados, análises e data lakes e outras funcionalidades para ajudar as organizações a crescerem e se desenvolverem digitalmente, com clientes como Netflix, Coca-Cola e Volkswagen.  

A AWS ajuda na execução do Kubernetes, que é open source, por três serviços:

#Amazon EC2 é uma plataforma de computação para que você possa gerenciar integralmente as implantações do Kubernetes, provisionar e executar o Kubernetes com em sua escolha de tipos de instância avançados.

#Amazon EKS facilita rodar o Kubernetes sem necessidade de provisionar ou gerenciar o seu próprio control plane, é compatível com os kubernetes padrões, permite o trabalho com a comunidade e automatiza diversos processos de maneira confiável e certificada, sendo a principal aposta Kubernetes da AWS. 

#Amazon ECR é um registro usado para armazenar, criptografar e gerenciar imagens de contêiner para agilizar a implantação em Kubernetes, garantindo alto desempenho e descartando preocupações com escalabilidade da infraestrutura. 

Uma pesquisa realizada na Universidade de Melbourne, Austrália, na comparação de containers rodando em diversos serviços de gerenciamento Kubernetes para aplicações conteinerizadas que consumam muita CPU, AWS é a melhor escolha. Não invista no passado e fique por dentro do melhor que a tecnologia tem a oferecer. Conte conosco [email protected] para implementar soluções inovadoras para o seu negócio. #VEMSERORAEX 

ORAEXO que são kubernetes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *