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Floc: o substituto dos cookies

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O futuro das relações entre publicidade e tecnologia ainda está aberto, a contínua discussão sobre segurança de dados têm sido tópico central nos debates públicos e veio para ficar, cada vez mais a população tem estado alerta para os riscos da manipulação da informação ao mesmo tempo que as gigantes do mercado não querem perder seu espaço e credibilidade. Se você navega muito por websites, deve ter percebido que, de uns tempos para cá, as solicitações de consentimento para o uso de cookies se tornaram padrão. Essas mudanças vêm para atender a contínua pressão da legislação sobre privacidade de dados, principalmente ao que tange ‘Third-Party Cookies’ – a possibilidade de terceiros enviarem dados, como anúncios, em outros domínios diferentes do seu próprio: o AdSense da Google funciona assim.

Na busca por contornar as críticas, como o fingerprinting dos usuários, e também proporcionar uma experiência de anúncios personalizados ao usuário sem que ele precise consentir com o envio de informações individuais de acesso, a Google propôs o FLOC (Federated Learning of Cohorts).

Diferentemente da abordagem individualizada dos cookies, o FLOC propõe separar os navegantes da web em rebanhos, grupos separados por características em comum, barrando o acesso a informações puramente individuais. Pois agora a máquina processaria e enquadraria o usuário em um grupo, enviando apenas essa informação criptografada para o AdSense, que responderia com um anúncio para o grupo e não para o indivíduo.

Porém, ao ter implementado a ferramenta para 0,5% dos usuários do Chrome sem aviso prévio, uma política de dados com pretensões de ser amigável e segura gerou uma resposta negativa da comunidade, sendo alvo de críticas por diversas empresas de navegadores, que declararam a não aderência ao FLOC.

Além disso, houveram alertas para a formação de bolhas perigosas, homogeneização e massificação dos usuários – além de não impedir a coleta de dados, mas agora sem consentimento, e continuar apostando nesse modelo de negócios.

O futuro das relações entre publicidade e tecnologia ainda está aberto, a contínua discussão sobre segurança de dados têm sido tópico central nos debates públicos e veio para ficar, cada vez mais a população tem estado alerta para os riscos da manipulação da informação ao mesmo tempo que as gigantes do mercado não querem perder seu espaço e credibilidade. #VEMSERORAEX
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