Blog

O Futuro da IoT

No comments

A IoT está crescendo em um ritmo rápido, o mundo inteiro está adepto a esta tecnologia e ela já tem impacto nas nossas vidas cotidianas. Smart TVs, lâmpadas inteligentes e assistentes pessoais como a Alexa já participam do dia a dia da casa, mas a IoT também está nas grandes indústrias com o aceleramento da automação. Veja alguns tópicos para o futuro da Internet das Coisas:

Dispositivos Conectados: Em 2021 mais de 10 bilhões de dispositivos estavam conectados a IoT, segundo a Statista. Esse número tende a crescer cada vez mais conforme mais objetos adquirem conexão com a internet e comunicação entre dispositivos.

Cidades Inteligentes: É indiscutível que um dos grandes pólos da IoT são as Cidades Inteligentes. Investimentos públicos e privados que buscam combinar tecnologia com serviços de infraestrutura e cidadania estão crescendo cada vez mais, principalmente na região Asia-Pacifico. Com zonas de inovação, novas startups e empreendimentos encontram um mercado em ascensão.

Roteadores Seguros: Com cada vez mais dispositivos conectados, é importante investir na segurança da porta de entrada da internet: os roteadores. Dados criptografados, DNS Seguro e atualizações automáticas de segurança são tendências para evitar invasão e comprometimento da rede.

Uso de Produtos Inteligentes: Os consumidores irão começar a sentir mais os efeitos dos benefícios da IoT – Eficiência energética, segurança e proteção melhoradas e produtos de alta qualidade – aumentando a percepção da importância dos smart devices. 

Ecossistemas de Dispositivos Centrados em Aplicativos: Um novo tipo de dispositivo pode ser desenvolvido para aumentar o desejo dos consumidores. A ideia central é focar na criação de aplicações que funcionem para mais de um fornecedor, e que os fornecedores trabalhem na padronização, facilitando a interoperação de diferentes aplicativos. Assim, investimentos em hardware de IoT serão mais fáceis, pois os compradores não tem medo de seu produto cair no desuso, por depender de apenas um modelo sem integração com outros.

IoT para Negócios – Aumentar a produtividade, diminuir custos e trabalhar em parceria público-privada, são possibilidades do uso da IoT nos negócios. Seja em modelos industriais, no desenvolvimento de novas tecnologias ou no varejo.

Sensores de gás multi-aplicativos estão sendo desenvolvidos para reconhecer ameaças bioquímicas, além disso de serem capaz de reconhecer diferentes doenças apenas analisando sua respiração.

Semáforos inteligentes por monitoramento de vídeo conseguirão ajustar as luzes verde e vermelha de acordo com o tráfego. Os sistemas de estacionamento também poderão funcionar com sensores que emitem dados em tempo real. Assim, os congestionamentos irão diminuir e, consequentemente, diminuirá a poluição do ar até através da tecnologia. Quer saber mais sobre o futuro da IoT e como operá-lo a seu favor? Entre em contato conosco. 

ORAEXO Futuro da IoT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *