Blog

Conheça mais sobre o Elasticsearch: Uma ferramenta poderosa.

No comments

A ORAEX Cloud Consulting como parceiro da Elastic, é responsável pela implementação, suporte, troubleshooting de problemas de performance e administração dessa poderosa ferramenta.

 

O que é o ElasticSearch?

O Elasticsearch é uma ferramenta open source para buscas desenvolvida em Java e também é uma solução NoSQL de armazenamento de dados que tem capacidade para tratar de grandes quantidades de dados em tempo real, sendo essa uma característica que traz mais vantagens sobre seus concorrentes. Apesar de ser open source, existem edições com novas features que são pagas através de subscrições, com planos aderentes ao seu tipo de uso.

O desenvolvimento do Elastic tem como base a biblioteca Lucene, que é um motor de buscas open source bem conhecido e usado até pela Wikipédia para buscas textuais.

Para fazer buscas e visualizar os logs que ficam armazenados no Elastic, é possível utilizar o Kibana, tendo a possibilidade de criar dashboards e métricas para consolidar os dados de diversas fontes diferentes armazenados no seu banco de dados.

Aplicabilidade do ElasticSearch?

Como podemos utilizar o ElasticSearch e qual aplicabilidade dessa poderosa ferramenta? Bem, hoje diversas empresas utilizam o ElasticSearch. Disponibilizamos uma lista de aplicações que atualmente faz uso do Elasticsearch:

  • Github – Usado para consultar 130 bilhões de linhas de códigos.
  • StackOverflow – Ele combina pesquisa de texto, geolocalização e usa more-like-this (mais como este) para encontrar perguntas e respostas relacionadas.
  • The Guardian – Registros de visitantes com dados de rede social. Para fornecer feedback em tempo real para seus editores sobre a resposta do público a novos artigos.
  • Wikipédia – Usado para prover busca de texto completo com trechos de pesquisa em destaque e sugestões de buscas.

Além dos citados acima, podemos indicar empresas como Uber, facebook, Soundcloud, Netflix, Globo.com e Mercado Livre que já fazem uso do Elasticsearch na stack de tecnologia de seus produtos e serviços.

O Elasticsearch ainda pode ser combinado com as ferramentas Logstash, Kibana e Codahale Metrics. Estes são alguns exemplos de ferramentas que podemos trabalhar em conjunto com Elasticsearch.

Por fim o Elasticsearch é uma ótima solução para centralização de informações que precisam ser consultadas em tempo real. Foi apresentado sobre um cenário de desenvolvimento, porém não fica restrito a isso, qualquer aplicação que precise ter uma base de dados centralizada ágil para realizar pesquisa.

Uso em NUVEM ou ON PREMISE?

O Elastic Stack, que engloba o conjunto de ferramentas da solução é uma plataforma aberta que possui uma versão free e outras edições com subscrições pagas, com novas features, que maximizam seu uso e dão versatilidade ao seu negócio. Possuem versões para uso em nuvem, funcionando na AWS (Amazon Web Services), na GCP (Google Cloud Plataform) e mais recentemente também no Microsoft Azure. Também possui versões para uso on-premise sendo compatível com vários sistemas operacionais. Dispõe ainda de API’s para a integração com qualquer tipo de dado ou informação.

O Elastic Stack é composto pelo Elasticsearch, Kibana, Beats e Logstash — melhora inúmeros casos de uso. Existem planos flexíveis para ajudá-lo a maximizar o uso dessas ferramentas de acordo com as necessidades do seu negócio. Entre em contato com a ORAEX através do nosso email [email protected] ou em nosso site www.oraex.com

ORAEXConheça mais sobre o Elasticsearch: Uma ferramenta poderosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *