Blog

Drones Inteligentes: rumo à internet dos drones

No comments

Drones estão se tornando parte da infraestrutura de cidades inteligentes. Monitoramento de tráfego, inspeção em infraestrutura, gestão de recursos limitados, entrega de bens e assistência na saúde são alguns dos seus usos. Conheça algumas de suas particularidades:

Subsistema Comando, Controle, Comunicação e Inteligência: apoia o compartilhamento dos dados da missão – histórico de eventos, status dos drones – e insights acionáveis, ajudando na correlação e formação das decisões, bem como do consenso do time. Roda interplataforma e é compatível com transmissão de dados multimídia.

Engine de Gestão da Missão – Coordena e define as ações do time dos drones, utilizando os dados do Subsistema de Comando para decidir a próxima ação.

Engine de Machine Learning – Dados como configuração, ação do time, histórico de eventos e progresso das missões geram informações significativas para a ação dos drones. Essas informações são processadas e entregues ao time de drones antes que o consenso sobre o próximo passo aconteça, que combina com as informações coletadas com o próprio drone para gerar dados mais precisos.

Engine de Controle de Voo – seu propósito principal é controlar o comportamento de voo. Tem suporte para parâmetros customizados de navegação e bibliotecas de código específicas para drones. 

Assim como a Internet das Coisas constrói uma rede de comunicação e compartilhamento de informação entre várias tecnologias inteligentes, a Internet Dos Drones funciona como  uma rede arquitetural de controle, que coordena os drones nos céus e provê serviços de navegação entre localizações que podem ser chamadas de nodes.

Esse desenvolvimento ainda está iniciando e enfrenta inúmeros desafios. Chandra Sekar Veerappan, Peter Kok Keong Loh, and Reny Joy Chennattu propuseram um Smart Drone Controller, projetado em Qt C++. Em uma missão de Detecção de Intrusos usando SDC’s ML Engine com biblioteca YOLO4/Darknet, há uma distância de 5m, obteve 80% de precisão. Os próximos planos desse framework estão na adição de impedimento de colisões, coleta de maiores métricas, maior detecção de objetos em tempo real. 

Além de pesquisas de caráter público, inúmeras empresas também estão investindo nessa área, como forma de inovação de seus serviços e futura integração em planos de cidade inteligente. Quer saber mais? Entre em contato conosco. 

ORAEXDrones Inteligentes: rumo à internet dos drones

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *