Blog

Estudo revela: Devops muda a carreira dos profissionais

No comments

Por que o DevOps muda a carreira dos profissionais? Pesquisas recentes feitas com mais de 3 700 profissionais de 21 países que atuam com o DevOps, compartilharam as suas vidas.

Segundo os resultados da pesquisa, o DevOps, além de otimizar o trabalho dos desenvolvedores de software, também está aumentando a interação, entre o desenvolvimento e a operação dos softwares.

Como resultado, a pesquisa pode mostrar como a carreira e a responsabilidade de quem atua no TI, está mudando, tanto dos desenvolvedores, como dos testadores, profissionais da segurança e os demais membros da equipe.

DevOps muda a carreira dos profissionais

 

O que é um DevOps? Dev + Ops não possui uma definição formada, até porque, cada profissional e empresa interpreta o DevOps de um jeito diferente.

Ou seja, o DevOps, não é só uma ferramenta, uma profissão ou um estilo de se trabalhar, ele é a grande junção de tudo com o foco único em otimizar o trabalho tanto da parte de desenvolvimento, como da operação.

Segundo dados da pesquisa, toda essa interação acelerou diretamente os projetos de desenvolvedores iniciantes, que com a utilização do CI, SCM, CD e dos testes automatizados, aceleraram todo o processo de desenvolvimento, algo que levava dias para acontecer.

Entretanto, mesmo que tudo esteja mais rápido, os profissionais de desenvolvimento de software tiveram suas carreiras alteradas. Em outras palavras, deixaram de ser apenas a pessoa que escreve as linhas de códigos e passaram a fazer parte integral de todo o projeto.

Com isso, profissionais da área de segurança, por exemplo, passaram a não ter mais conflitos com o pessoal do desenvolvimento, por exemplo. Até porque, colocar o desenvolvedor que busca velocidade de produção e segurança que busca estabilidade, conflitos sempre acontecem.

No entanto, na visão do DevOps, não existe mais segurança, desenvolvimento e operações, tudo está integrado no mesmo sistema e os profissionais estão tendo cada vez mais que se adaptar ficando responsáveis por mais de uma tarefa dentro do mesmo projeto.

DevOps e o Futuro

Ao se referir sobre “DevOps muda a carreira dos profissionais”, a palavra-chave é interação. Ou seja, os profissionais do TI, estão cada vez menos preocupados em seguir uma carreira pré-definida. Por quê? Segundo os estudos, entre uma imensa lista de áreas focadas no TI e na automação, o DevOps, ficou em primeiro lugar na prioridade dos profissionais.

Por fim, ao serem questionados sobre o futuro, 71% dos desenvolvedores entrevistados afirmaram com certeza que já estavam preparados para as futuras mudanças. Até porque, são mudanças que já estão acontecendo dia após dia na realidade das empresas.

Entretanto, 25% dos entrevistados, afirmaram que não estão muito preparados ou incertos do futuro. Como resultado da pesquisa, foi possível concluir que sim, o DevOps muda a carreira dos profissionais do desenvolvimento.

O que antes era apenas escrever linhas de códigos todos os dias, agora é o gerenciamento do projeto como um todo, fazendo parte de todas as etapas do projeto.

ORAEXEstudo revela: Devops muda a carreira dos profissionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *