Blog

Cloud computing – Conheça os principais serviços da computação em nuvem

No comments

Hoje vamos falar sobre alguns serviços da computação em nuvem que englobam nossa consultoria de forma simplificada.

Computação em Nuvem

Computação em Nuvem

A definição de computação em nuvem compreende o modelo de computação no qual as capacidades associadas as tecnologias da informação são escaláveis, elásticas e contratadas como serviços (CEARLEY, 2009).

As chamadas nuvens, são armazenamentos de recursos virtuais de componentes da estrutura de TI que podem ser dinamicamente configuráveis para ampliar a otimização e as cargas de trabalho do seu negócio. Este modelo de serviço trabalha com o formato de per-pay-use, ou seja, você paga somente pelo que utilizar.

Confira alguns serviços da computação em nuvem no post que preparamos abaixo.

1 – INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO – IaaS

A Infraestrutura como serviço, conhecida também como IaaS, é a camada inferior composta por plataformas de desenvolvimentos, testes, execução de aplicação e implantação.

Ela está focada em tornar mais fácil e acessível o fornecimento de recursos como redes, servidores e quaisquer outros componentes necessários para moldar o ambiente sob demanda.

Algumas das suas características são: infraestrutura de computação instantânea, provisionada e gerenciada pela internet.

A IaaS está ligada com a capacidade que nós temos de ofertar uma infraestrutura de processamento e armazenamento de maneira transparente.

A Microsoft Azure (Solução de Cloud Computing da Microsoft), por exemplo, gerencia a infraestrutura, enquanto você adquire, instala, configura e gerencia o próprio software – sistemas operacionais, middleware e aplicativos.

Porém, é importante ressaltar que toda essa facilidade demanda uma gestão mais rigorosa dos recursos disponibilizados neste modelo de serviço.

E para essa gestão mais rigorosa, você pode contar com os serviços da nossa consultoria.

2 – PLATAFORMA COMO SERVIÇO – PaaS

A plataforma como serviços, conhecida como PaaS, está representada na camada intermediária e contempla diferentes tipos de serviços como, por exemplo:

  • banco de dados
  • sistemas operacionais
  • armazenamento de dados
  • testes
  • desenvolvimento de aplicações
  • hospedagem
  • integração de serviços web
  • implantação

Com a plataforma como serviços você pode criar, hospedar, modificar e otimizar softwares e aplicações, utilizando a própria infraestrutura na nuvem.

Ou seja, seu time de desenvolvimento terá à disposição nossa infraestrutura moderna e super completa, sem que a sua empresa tenha que fazer grandes investimentos.

3 – SOFTWARE AS A SERVICE – SaaS

A Software como serviço (SaaS) corresponde a camada mais externa e é composta por aplicativos rodados em nuvem.

Ela trabalha com aplicações conjuntas utilizando um modelo de negócio customizável.

Além do mais, os aplicativos passam a ser hospedados na nuvem como alternativa ao processamento local e são oferecidos como serviços pela ORAEX.

Os clientes podem acessá-los por meio de aplicações como o browser para realizar o gerenciamento da rede, dos sistemas operacionais, dos servidores e do armazenamento em conjunto conosco para ter uma maior otimização do sistema.

4 – TI COMO SERVIÇO – ITaaS

A TI como serviço é um modelo operacional, no qual nós como provedores, entregamos um serviço de TI a sua empresa. Ou seja, a TI passa a ser um negócio de serviços dentro do negócio.

Tudo isso, em função do rápido progresso da tecnologia, onde praticamente todos os dias surgem mudanças nos sistemas, ferramentas e processos.

Criar e manter uma infraestrutura de TI dentro de uma empresa se tornou uma tarefa bem complexa. Por isso, a ITaaS é a melhor solução para inovar e trazer resultados de forma rápida e econômica.

Nossa ITaaS mistura agilidade, escalabilidade, otimização através da entrega dos nossos serviços. Além disso, nós entregamos muito mais que um serviço, nós implementamos CaaS (Consulting as a Service).

Nossa consultoria analisa de forma profunda as necessidades da sua corporação e aplica técnicas inovadoras que auxiliarão de maneira efetiva o seu negócio.

Curtiu o conteúdo sobre serviços de computação em nuvem?

Siga nossa página no LinkedIn para receber dicas e novidades sobre tecnologia da informação.

ORAEXCloud computing – Conheça os principais serviços da computação em nuvem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *