Blog

CBDC (Central Bank Digital Currency): o que é e como funciona?

No comments

O que é? 

São moedas digitais emitidas pelos Bancos Centrais.

Como funcionam?

Os CBDCs ainda estão em fase de crescimento, portanto, seu funcionamento varia muito.

Podemos generalizar como: a tecnologia e o desenho da moeda fazem com que tanto a relação entre consumidores como entre instituições ocorra em tempo real através de sua infraestrutura.

Ou seja, diferente do PIX, que na aparência é uma transação direta mas ainda têm mediações, por funcionar semelhante ao depósito à vista, o CBDC é uma proposta completamente nova, que permite ainda mais horizontalização nos meios de pagamento.

CBDC. A última inovação das moedas digitais integra dentro de si o que primariamente tentava evitar: a autoridade central. As moedas digitais emitidas pelos Bancos Centrais estão sendo pesquisadas e estudadas em todo o mundo. Com poucas em fase de implementação, mas muitas por vir, esse fenômeno recente tem movimentado o futuro da relação entre finanças e tecnologia. 

Contribuindo para a aceleração da digitalização, promoção da inclusão financeira, competição que iniba o crescimento das moedas digitais privadas, mecanismo eficiente para realização de pagamentos transfronteiriços e realização de pagamentos programáveis, a CBDC não é apenas uma opção adicional. 

Para garantir o vínculo da população com o setor bancário, elas podem ser uma saída para os dias de hoje. Esse problema é importante para o Brasil, em que 32% dizem não ter conta pela falta de instituições financeiras perto de casa, enquanto 57% alegam problema com os altos custos dos serviços financeiros, pesquisa de 2018 de Burgos e Batavia. 

Ainda mais com o avanço de políticas públicas que perpassam a distribuição de renda, como foi o caso do Auxílio Emergencial durante a pandemia. 

Para sua implementação, a estratégia geral tem sido uma em que o Banco Central emite a moeda digital e administra o sistema de liquidação, porém as instituições financeiras ficam responsáveis por abrir contas para o público. Com o crescimento das fintechs que tem chegado ao uso da população em geral, essa interação pode ajudar no problema de acesso e distribuição. 

O fato é que CBDCs hoje são o caso mais emblemático das moedas digitais, pois é através delas que não só indivíduos e instituições privadas interagem com o mercado financeiro mas também autoridades centrais, estatais e agências internacionais. 

ORAEXCBDC (Central Bank Digital Currency): o que é e como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.