Blog

Aumento dos ataques de Ransomware

No comments

Sua empresa está protegida contra a crescente onda de ataques ransomware que o Brasil e outros países estão sofrendo? Se ainda não, é bom se preparar! Isso porque, de janeiro a agosto deste ano, os ciberataques aumentaram 23% quando comparados com o mesmo período do ano passado, segundo a Kaspersky.

Mas afinal, o que é esse tipo de malware que vem causando pânico entre as empresas e ganhando destaque na mídia?

O QUE É O RANSOMWARE?
O ransomware é um tipo de malware – um software malicioso usado para causar prejuízo – criado para ganhar dinheiro através da extorsão digital. É um malware utilizado para bloquear o acesso às informações de sistemas e arquivos de empresas com o uso da criptografia, onde em troca da chave de descriptografia os invasores exigem um alto resgate em criptomoedas, visto que não há como rastrear a transação financeira. Enquanto outros tipos de malwares destroem ou roubam dados, mas deixam outras opções de recuperação abertas, no caso de um ataque ransomware, se não houver backups, a empresa deve pagar o resgate para ter de volta os seus dados roubados.

COMO PREVENIR ATAQUES RANSOMWARE?
Para prevenir os ataques ransomware, além de manter backups recentes de todos os dados, é preciso mitigar os riscos e danos de uma invasão, bem como ter um plano de recuperação veloz e efetivo.

1. Manter software e sistemas operacionais sempre atualizados;
2. Fazer uso de backup em nuvem atualizados no mínimo semanalmente e de maneira automática;
3. Usar VPN quando acessar rede wi-fi pública;
4. Manter o antivírus das máquinas sempre atualizados.

É RECOMENDADO PAGAR O RESGATE DE UM ATAQUE RANSOMWARE?
Além de correr o risco de ter seus dados publicados, as empresas que pagam pelo resgate de um ataque ransomware, ainda correm o risco de o invasor não enviar a chave de descriptografia. Por esse motivo, especialistas não recomendam o pagamento de resgate, pois não existe uma garantia que o sistema bloqueado seja liberado e também para não alimentar a indústria do cibercrime. Em caso de um ataque ransomware, o recomendado é contar com um plano bem elaborado de disaster recovery e um centro de resposta a incidentes maduro. Além disso, é importante entender e agir na causa raiz para que a empresa não sofra novamente um incidente.

CONCLUSÃO
Dados e informações de uma empresa são os bens mais preciosos do negócio, por isso é necessário não medir esforços para que estejam seguros de ataques. Na ORAEX você conta com um time de especialistas que prestam todo suporte para implementar as soluções de segurança.

ORAEXAumento dos ataques de Ransomware

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *