Blog

Atributos fundamentais para se tornar um verdadeiro líder na área de TI

No comments

Um líder na área de TI, assim como em qualquer outra área, é aquele que sabe ouvir, motivar e delegar tarefas aos membros da sua equipe.

É somente dessa forma, que se consegue montar um time de sucesso e comprometido em atingir seu potencial máximo.

 

Líder na área de TI

 

Porém, na área de TI, para se tornar um verdadeiro líder, um líder respeitado e valorizado não é uma tarefa fácil, é preciso muito mais.

É preciso demonstrar habilidades que só podem ser adquiridas com o tempo, com muito trabalho e compromisso com o sucesso.

Confira neste post 5 atributos fundamentais que um verdadeiro líder de TI precisa desenvolver para impulsionar o seu negócio.

TER EMPATIA

Um líder na área de TI deve saber preservar os bons relacionamentos, respeitar e ter empatia com a equipe, colegas e, principalmente, com os seus clientes.

Deve prestar atenção nos sinais que a sua equipe está emitindo, para que entenda se aquele é realmente o caminho a ser seguido.

Além de dedicar tempo para entender o que o cliente precisa e deseja.

Esses são os primeiros passos para produzir mais e alcançar os objetivos comuns com mais facilidade. 

 

TER VISÃO

Outro atributo essencial para um líder na área de TI é saber vender a visão do futuro.

Ou seja, vender um futuro muito mais conectado, rápido e que se beneficie do uso da tecnologia.

Em meio aos desafios da transformação digital, um líder de TI precisa ser capaz de entender essas mudanças e saber como comunicar aos colaboradores dos departamentos o que isso significa para o trabalho deles.

 

SER INABALÁVEL

2020 foi um ano que separou os chefes de TI dos bons líderes.

Isso porque, em períodos de crises e incertezas como o que vivenciamos, um verdadeiro líder de TI é aquele que está sempre pronto para continuar perseguindo a sua visão, mesmo com incidentes no percurso e recursos reduzidos.

Um verdadeiro líder na área de TI precisa é aquele que está sempre preparado para encarar grandes tomadas de decisões, além de saber estabelecer parcerias internas antes mesmo dos problemas aparecerem.

 

SER ACESSÍVEL

A acessibilidade estimula a inovação.

Um verdadeiro líder de TI precisa ter como compromisso construir relacionamentos.

Relacionamentos que sejam benéficos para ele e seus colegas, tanto dentro quanto fora da empresa.

Quanto mais um líder de TI entende a linha de negócios e os desafios de seus parceiros de negócios, melhor eles estarão posicionados para fornecer soluções e impulsionar os negócios.

 

SER UM ETERNO APRENDIZ

Um verdadeiro líder de TI é aquele que se permite conhecer novas histórias e ideias.

Aquele que nunca para de estudar o seu cliente e de conhecer o mercado o qual está inserido.

Por isso, se o seu desejo é se tornar um verdadeiro líder de TI, nunca pare de aprender.

E por final, para se tornar um verdadeiro líder de TI é preciso sempre fazer uma autoavaliação.

Ela serve para que você veja onde pode melhorar e evoluir ainda mais.

Curtiu o conteúdo sobre liderança em TI?

Siga nossa página no LinkedIn para receber dicas e novidades sobre tecnologia da informação.

ORAEXAtributos fundamentais para se tornar um verdadeiro líder na área de TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *