Um líder na área de TI, assim como em qualquer outra área, é aquele que sabe ouvir, motivar e delegar tarefas aos membros da sua equipe.
É somente dessa forma, que se consegue montar um time de sucesso e comprometido em atingir seu potencial máximo.
Porém, na área de TI, para se tornar um verdadeiro líder, um líder respeitado e valorizado não é uma tarefa fácil, é preciso muito mais.
É preciso demonstrar habilidades que só podem ser adquiridas com o tempo, com muito trabalho e compromisso com o sucesso.
Confira neste post 5 atributos fundamentais que um verdadeiro líder de TI precisa desenvolver para impulsionar o seu negócio.
TER EMPATIA
Um líder na área de TI deve saber preservar os bons relacionamentos, respeitar e ter empatia com a equipe, colegas e, principalmente, com os seus clientes.
Deve prestar atenção nos sinais que a sua equipe está emitindo, para que entenda se aquele é realmente o caminho a ser seguido.
Além de dedicar tempo para entender o que o cliente precisa e deseja.
Esses são os primeiros passos para produzir mais e alcançar os objetivos comuns com mais facilidade.
TER VISÃO
Outro atributo essencial para um líder na área de TI é saber vender a visão do futuro.
Ou seja, vender um futuro muito mais conectado, rápido e que se beneficie do uso da tecnologia.
Em meio aos desafios da transformação digital, um líder de TI precisa ser capaz de entender essas mudanças e saber como comunicar aos colaboradores dos departamentos o que isso significa para o trabalho deles.
SER INABALÁVEL
2020 foi um ano que separou os chefes de TI dos bons líderes.
Isso porque, em períodos de crises e incertezas como o que vivenciamos, um verdadeiro líder de TI é aquele que está sempre pronto para continuar perseguindo a sua visão, mesmo com incidentes no percurso e recursos reduzidos.
Um verdadeiro líder na área de TI precisa é aquele que está sempre preparado para encarar grandes tomadas de decisões, além de saber estabelecer parcerias internas antes mesmo dos problemas aparecerem.
SER ACESSÍVEL
A acessibilidade estimula a inovação.
Um verdadeiro líder de TI precisa ter como compromisso construir relacionamentos.
Relacionamentos que sejam benéficos para ele e seus colegas, tanto dentro quanto fora da empresa.
Quanto mais um líder de TI entende a linha de negócios e os desafios de seus parceiros de negócios, melhor eles estarão posicionados para fornecer soluções e impulsionar os negócios.
SER UM ETERNO APRENDIZ
Um verdadeiro líder de TI é aquele que se permite conhecer novas histórias e ideias.
Aquele que nunca para de estudar o seu cliente e de conhecer o mercado o qual está inserido.
Por isso, se o seu desejo é se tornar um verdadeiro líder de TI, nunca pare de aprender.
E por final, para se tornar um verdadeiro líder de TI é preciso sempre fazer uma autoavaliação.
Ela serve para que você veja onde pode melhorar e evoluir ainda mais.
Curtiu o conteúdo sobre liderança em TI?
Siga nossa página no LinkedIn para receber dicas e novidades sobre tecnologia da informação.
Deixe um comentário