É fato, as emissões de carbono precisam ser reduzidas. Diversas iniciativas públicas e privadas vêm trabalhando para oferecer soluções nesse setor. Em Smart Cities, o ideal é a construção de uma gestão inteligente de energia, orientada para energia verde e limpa, de acordo com políticas de desenvolvimento sustentável.
Energias renováveis são benéficas no desenvolvimento das cidades inteligentes. Para isso, a Inteligência Artificial (IA) pode ser usada para promover esta atitude sustentável. Construindo melhorias em infraestrutura, produção e distribuição de energia nas cidades, enquanto combate os desafios apresentados como variação na demanda e disponibilidade de fontes energéticas.
Gestão de Oferta-Demanda: A IA pode antecipar as necessidades dos consumidores e responder de maneira rápida e automatizada às oscilações naturais na demanda energética, respondendo eficientemente aos picos.
Armazenamento Inteligente: Com IA, a flexibilidade no armazenamento enfrenta o desafio da volatilidade de produção das fontes renováveis, fazendo trocas automatizadas entre fontes através da detecção da possibilidade de maior produtividade, evitando o desperdício de recursos.
Sistema de Controle: Apagões e eventuais problemas conseguem ser reparados mais rapidamente com um sistema inteligente de controle. Alarmes e monitoramento contínuo estruturam a rede de apoio necessária nos perímetros urbanos inteligentes, que funcionam e dependem de fontes energéticas ativas ininterruptamente.
Essa gestão é integrada em diferentes setores como prédios, infraestruturas, gestão de água, gestão de desperdício e transportes. Planejar e controlar a demanda energética, fornecimento e consumo são maneiras de realizar uma administração eficiente com o objetivo de maximizar a produtividade e reduzir custos e emissões de carbono. Desta forma, gerenciar a energia significa “poupar energia”. Um dos exemplos da integração é incluir medidores inteligentes, que diferenciam os status de operação das companhias e consumidores, demonstrando em tempo real a relação entre oferta e demanda.
A vantagem das energias renováveis é sua independência dos combustíveis fósseis, que são extremamente poluentes e com preços voláteis no mercado. Contudo, a inconstância das fontes renováveis pedem a adoção de tecnologias para produzir e armazenar energia em condições favoráveis e apenas distribuí-la quando as condições estão desfavoráveis. Previsão de dados acurados podem eliminar desperdícios e saídas desnecessárias.
Por isso, a Inteligência Artificial pode realizar recomendações, decisões e predições. Na aplicação de algoritmos automatizados com previsões climáticas, é possível tornar eficiente todas as fases desse setor. Garantindo produção de energia a partir de energia renovável, estabilidade e confiança, segurança operacional, previsão de demanda precisa, ótima produção e armazenamento e excelência em design e gestão.
Deixe um comentário