É cada vez mais comum a busca pela otimização dos custos de TI dentro das empresas através do Cloud Computing.
De um período de no máximo 2 anos para cá, um modelo de Computação tem mostrado um grande aliado nessa tarefa, o Cloud Computing.
O que é Cloud Computing?
Cloud Computing, é o modelo de Computação em Nuvem, e é baseado no conceito de utilização de aplicações e/ou sistemas que estejam instalados e configurados em qualquer lugar acessível através da Internet, eliminando a necessidade de utilização de infraetrutura computacional local para o processamento dessas aplicações e/ou sistemas.
Backup na Nuvem
Com o entendimento e a difusão do modelo de Computação em Nuvem, uma prática que tornou-se cada vez mais comum é o armazenamento de Backups na Nuvem. Uma boa política de backup para qualquer empresa, antes de toda a disseminação da Cloud Computing, era a execução de backups em discos locais (Storage), com posterior transferência para uma fita de backup, fita esta que deveria ser armazenada em local específico de armazenamento de unidades LTO e externo ao DataCenter da empresa.
Com o cenário descrito acima temos os seguintes agentes de custo:
- Storage para Armazenar os Backups;
- Robô de Fita para gravar os backups dos discos nas Fitas LTO;
- Licenciamento do software responsável pela gravação dos backups nas Fitas LTO;
- Empresa de armazenamento de Fitas LTO;
- Fitas LTO.
Hoje em dia, é possível termos o envio dos backups do storage direto para a nuvem, dessa forma, conseguimos chegar apenas a dois agentes de custo:
- Storage para armazenar os Backups;
- Mensalidade do serviço de Armazenamento na Nuvem.
É importante salientar, que existem casos específicos em que a manutenção do modelo antigo de controle e armazenagem de backups apresenta melhor custo x benefício que o novo modelo possibilitado pela Cloud Computing, porém, cada vez mais os casos específicos são mais raros.
Autor: Athos João – Diretor de Operações da ORAEX
Deixe um comentário