Blog

Nosso compromisso com o meio ambiente!

No comments

A ORAEX entende que sustentabilidade é progredir em direção a construção de um mundo melhor, criando uma relação de respeito ao nosso planeta e de uso consciente dos recursos naturais. O desenvolvimento ao longo dos anos trouxe benefícios imensuráveis à humanidade, porém até os dias de hoje, com um alto consumo de recursos naturais. A transformação destes recursos – que são finitos – produz danos profundos ao planeta, que podem levar a um esgotamento das condições em poucos anos.

Hoje, inovar é responsabilizar-se sobre as suas ações que afetam o seu ambiente. Sempre agimos e atuamos no mercado comprometidos com essa visão. Acompanhando os debates que ocorrem nas diversas esferas – civis, públicas e privadas – decidimos dar mais um passo, pois não queremos esperar resoluções definitivas, que vem de cima para baixo, para nos comprometermos com a mudança necessária.

Por isso, iniciamos o ano e as comemorações do aniversário de 10 anos com uma parceria especial. Junto com a Moss, estamos compensando a nossa pegada de carbono – o cálculo das emissões CO2 provenientes de produtos, processos e serviços. A Moss é uma Climate Tech, com um único objetivo: combater as mudanças climáticas. Com processos simplificados ela garante a rastreabilidade e a transparência através de tecnologia blockchain. Somando casos de sucesso com empresas como IFood, Hering e Pagbank, a ORAEX se junta com esses grandes players do mercado para construir um futuro harmônico entre a tecnologia e a saúde do planeta.

O mercado de carbono foi estabelecido alguns anos após o Protocolo de Quioto, nasceu a partir da necessidade de mitigação das mudanças climáticas e os seus efeitos em parâmetros mundiais. Essas opções de redução e sequestro podem ser realizadas pela mudança da matriz energética e plantios florestais, além de outras práticas industriais.

Dos mecanismos de comércio de emissões, surgiu o estabelecimento de dois tipos de mercados de créditos de carbono no mundo: o oficial (Protocolo de Quioto) e o voluntário (Verra). O mercado oficial funciona em compensações de carbono, trocas de créditos e investimentos em projetos entre os países. Já os mercados voluntários são acessados por indivíduos, empresas e organizações interessadas em mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Esse mercado comercializa projetos que se comprometem com a meta de reduzir emissões ou compensá-las.

Um crédito de carbono equivale a não emissão (poluição) de 1 tonelada de CO2. A Moss realiza a compra de créditos em projetos certificados pela Verra, os armazena em sua API, realiza a tokenização e a circulação através de Smart Contracts em uma cadeia blockchain. Blockchains são únicos e distribuídos. Com seu sistema de hashes e armazenamentos de dados, além do delay necessário para o seu processamento, garante a segurança, transparência, rastreamento e validação das transações de forma autônoma. Assim, temos a confiança de que os nossos créditos neutralizados estão sendo realmente compensados.

A geração dos créditos acontece em projetos selecionados que visam reduzir a emissão dos gases de efeito estufa (GEE) e atuam ativamente contra as mudanças climáticas e o aquecimento global, em 3 áreas: preservação de florestas nativas; reflorestamento e regeneração natural e agricultura regenerativa.

Tais projetos ajudam a preservar a fauna, flora e os recursos hídricos, bem como geram empregos para as comunidades locais em atividades de monitoramento, patrulhamento e manejo sustentável da floresta. A agricultura regenerativa recupera pastagens degradadas, e transiciona de sistemas de produção tradicionais para sistemas agroecológicos e agroflorestais. Além de aumentarem a matéria orgânica no solo, tais projetos também ajudam na recomposição da biodiversidade.

Comprometemo-nos com as pautas de ESG – responsabilidade com as comunidades locais, preocupações ambientais e práticas de governança ética são critérios e parâmetros não só do nosso discurso, mas da nossa ação. Somos uma empresa Carbon Friendly. Acreditamos em um mundo tecnológico que acompanha a preservação da fauna e flora. Um ambiente equilibrado pode ser alcançado com a nossa capacidade de trabalhar e gerar valor de forma eficiente, com soluções ecológicas e inovadoras. Nós construímos o futuro agora.

ORAEXNosso compromisso com o meio ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *