A ORAEX foi a pioneira na oferta de serviços de consultoria por demanda. 100% remotas.
Neste momento crítico que o mundo inteiro está vivendo, fomos forçados a mudar o nosso jeito de trabalhar. De maneira abrupta, sem avisos e sem planejamento.
Assim como os hospitais estão desesperados por ventiladores mecânicos, a população por máscaras e álcool em gel, no mundo corporativo existe uma correria desenfreada para que as empresas se adaptem ao modelo de home office, com a grande premissa de sobrevivência: Manterem as suas operações e produtividade para que não fechem as portas.
A grande questão que nos remete é: Por que ainda em 2020, no Brasil e em diversos lugares do globo, essa cultura de ter o funcionário in loco na empresa, persiste de maneira tão inflexível? Claro que existem exceções e a regra de trabalho presencial é aderente a maioria das profissões, mas temos N outras que já poderiam estar atuando de maneira continua há tempos. Advogados, arquitetos, designer, engenheiros, administrativo, profissionais de TI, contadores e tantos outros poderiam estar, mesmo que de maneira mista, ou seja, fazendo parte home office e parte onsite nas empresas, já teriam esse histórico e que ajudaria nesta transição durante a pandemia, menos dolorosa para muitas empresas.
Muitos dizem que o home office não é implementado por gestores não terem como controlar produção e horário de seus funcionários. Sobre essa afirmação, nós sabemos que existem diversas ferramentas que podem auxiliá-los, porém o fator determinante em nossa percepção é da confiança. As pessoas ainda precisam ver para crer, mesmo sabendo que os índices de produtividade daquele profissional sejam baixos, estando todos os dias presencialmente na empresa, gerando um custo de energia e água, espaço físico, horas de deslocamento e consumindo insumos descartáveis, gestores preferem tê-lo por perto para poder geri-lo melhor. Como se não fosse possível fazer isso de maneira remota.
Trazendo o tema para nossa realidade, a ORAEX adotou índices de produtividade e a confiança é 100% focada na entrega de nossos consultores, independentemente da quantidade de horas, o que conta é o serviço pronto dentro da qualidade que determinamos.
Diferente da maioria das consultorias, a ORAEX nasceu com a oferta de serviços 100% remota, com foco na qualidade da sua documentação, na transparência da prestação de serviço e na flexibilidade que os nossos clientes têm aquando da contratação. A ORAEX não faz bodyshop dos seus consultores, por entender que o nosso cliente não tem que perder seu tempo gerindo nossos recursos. Focamos na venda de serviço como serviço, seja ele na implementação de novos projetos ou na sustentação de ambientes de missão crítica.
Em tempos de pandemia, nossos clientes não tiveram a necessidade de transição para o mundo home office, por ter esse tipo de prestação de serviços já nos moldes remotos em que tudo se baseia na confiança mútua entre contratante e contratado, e na eficiência e qualidade dos serviços prestados.
Voltando a nossa reflexão, confiança e foco no delivery são as dicas que nós damos para gestores que têm o medo do distanciamento dos profissionais fisicamente das empresas que trabalham. Claro que inicialmente, a mescla das duas maneiras de trabalho, vai trazer o amadurecimento para essa mudança. Porém é um caminho sem volta. O mundo vai mudar. Nós mudamos antes.
1 comment
Join the conversationLeonardo Pontes Archman - 7 de abril de 2020
Concordo que o grande desafio das empresas seja a confiança e por parte dos funcionários da organização. É preciso separar os ambientes e ter privacidade para que seja possível produzir. A própria família pode atrapalhar nessa adaptação. Parabéns pelo artigo.