Blog

Ethereum: o computador mundial de acesso aberto

No comments

“O componente chave desta ideia é um blockchain com Turing completa… Como uma estrutura de dados, funciona da mesma maneira que o Bitcoin, exceto que a diferença no Ethereum é uma linguagem de programação embutida”.  Vitalik Buterin, criador do Ethereum. 

Com mais de 10B USD em capitalizações de mercado, Ethereum é a blockchain mais larga que roda contratos inteligentes. Um contrato inteligente é uma aplicação autônoma que, quando iniciada, executa automaticamente e mandatoriamente ações de acordo com a lógica de programação definida de antemão. 

Ou seja, o Ethereum tem um protocolo –  sistema de regras que descrevem como um computador (e seu programador) podem conectar, participar e transmitir informações dentro de uma rede. Essas instruções definem um código sintático e semântico que o sistema espera. Protocolos podem envolver hardware, software e linguagem, nenhum hardware especial é requerido para o ethereum, e seu software é completamente gratuito. Tudo isso dentro de uma blockchain. 

Elementos básicos do Ethereum

Accounts: unidade básica do Ethereum, divididas em contratos inteligentes e EOAs. 

Transactions: transação é uma mensagem mandada de uma conta para a outra. As interações entre as accounts (contas) estão dentro das transações. Há dois tipos: transações externas mandadas por uma EOA ou transações internas mandadas por um contrato inteligente. 

Ether/Token: a criptomoeda nativa do Ethereum.

Contrato inteligente: aplicações criadas em linguagem como o Solidity e compiladas em bytecode. 

Ethereum Client: cada peer do blockchain (rede P2P) roda um cliente Ethereum, responsável pela sincronização com outros peers, que contam uma EVM (máquina virtual Ethereum) para executar contratos inteligentes. Através dele, o blockchain é reconstruído na máquina local, registrando o histórico de transações.

Vantagens do Ethereum

Livre de mediações por terceiros, censura e tempo de inatividade.

Seguro, livre e uma plataforma aberta para a Internet das Coisas. 

Promove governança transparente para negócios e organizações.

Livre de inscrição e pagamento para gerir aplicações: a primeira plataforma sem infraestrutura (zero-infrastructure). 

ORAEXEthereum: o computador mundial de acesso aberto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *