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Como controlar a ansiedade durante o isolamento social

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A ansiedade é um sentimento comum diante de situações de perigo ou medo. Entretanto, deve-se ter atenção redobrada, quando a ansiedade causa problemas no dia a dia e faz com que a pessoa afetada passe grande parte do tempo angustiada e preocupada. Nesses casos é necessário entender melhor as causas e procurar controlar a ansiedade.

Segundo pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, o Brasil é o país com o maior número de ansiosos do mundo. Aproximadamente, 18.6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno, isso corresponde a 9,3% da nossa população.

Para os ansiosos mudanças bruscas e situações de incerteza são certeiras para intensificar o quadro de ansiedade. Logo, o atual momento de crise de saúde mundial pode agravar casos de transtornos psicológicos como esse.

Nesse texto, entenderemos mais profundamente o que faz com que os ansiosos fiquem vulneráveis durante o isolamento social e como controlar a ansiedade em um momento tão delicado como o atual.

Ansiedade e isolamento social

Como nós já dissemos anteriormente, o isolamento social pode agravar quadros de ansiedade. Isso porque, a mudança brusca de rotina aliada ao distanciamento de amigos e familiares é realmente uma situação difícil de ser enfrentada para todos.

Com a chegada do Covid- 19 ao Brasil no início deste ano, todos tiveram que adaptar-se a novas rotinas de trabalho e socialização. Além de terem de passar pelo luto coletivo diante dos mortos pela doença.

Logo, é preciso entender que para os ansiosos há muitos aspectos complicados nessa nova realidade. Desde a mudança de rotina, o medo de contrair a doença e a morte diária de pessoas.

Tudo isso faz com que os sentimentos de angústia e preocupação diária sejam agravados e gerem ainda mais mal estar para a população ansiosa.

Levando em conta que a ansiedade se agravou durante o período de isolamento social. Nós mostraremos agora algumas dicas que poderão ser úteis para aqueles que precisam controlar a ansiedade.

Como controlar a ansiedade

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Não se distanciar dos amigos e familiares

A atual necessidade de manter o isolamento social não excluí a possibilidade de que seja possível manter contato com amigos e familiares. Pois, estar fisicamente distante não significa que seja necessário isolamento total.

Utilizar a quantidade de tecnologias e meios de comunicação que temos a favor disso é fundamental. Por isso, procure sempre manter contanto (mesmo que virtualmente) com pessoas que são importantes para você.

Certamente, todos também estão angustiados com esse novo momento. Logo, conversar com pessoas próximas pode aliviar sentimentos de solidão e sensação de angústia.

Acompanhar as notícias com cautela

Acompanhar as notícias sobre a crise de saúde é importante para entender o momento em que estamos. Entretanto, não se deixe consumir integralmente por canais de informação.

Selecione alguns canais e momentos específicos do dia para se informar. Pois, o consumo exagerado de notícias pode gerar ainda mais ansiedade.

Atenção aos exercícios físicos e alimentação

Certamente, não é mais necessário passar horas para chegar até o trabalho ou outros lugares nesse momento. Entretanto, a nova rotina em casa faz com que sejam deixados de lado os exercícios e alimentação saudável.

E é por isso que, é tão necessário prestar atenção a isso. Pois assim, você estará se concentrado na manutenção da sua saúde física que ajuda a melhorar também sua saúde mental.

Faça atividades do seu interesse

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Muitas pessoas não conseguem fazer atividades do trabalho em casa, e acabam por passar muito tempo ocioso.

É por isso que, tentar executar atividades do seu interesse é importante. Use esse tempo para fazer coisas que você sempre quis, mas por falta de tempo, não fazia antes. Dessa forma, o tempo passara muito mais rápido.

Não se cobre por produtividade

Nós dissemos no tópico anterior que começar a atividades do seu interesse pode ser benéfico, certo? Mas, e se você não conseguir se concentrar em realizar tarefas prazerosas também?

Tenha em mente que, esse momento pelo qual a sociedade está passando não é normal. Tentar se cobrar por produtividade e estado de saúde mental igual ao que você tinha antes da pandemia não resolverá a situação.

Por isso, acolha momentos de angustia e preocupação se esses realmente estiverem te incomodando. Converse com amigos e familiares sobre esses sentimentos e se mesmo assim a ansiedade persistir:

Busque a ajuda necessária

Desde o início do isolamento social, o Conselho Federal de Psicologia (CFC) permitiu aos psicólogos realizar atendimentos on-line. Logo, se você acredita que para controlar a ansiedade é necessária a ajuda de um profissional marque um atendimento on-line.

Como nós já dissemos anteriormente, o transtorno de ansiedade afeta muitos brasileiros e é cada vez mais comum a intervenção de profissionais qualificados para aqueles que estão ansiosos.

Se você precisar, não hesite também em procurar a ajuda do CVV (Centro de Valorização da Vida). Através do número 188, pessoas treinadas para lidar com momentos delicados irão te atender e prestar o cuidado necessário.

Controlar a ansiedade é primordial para ter qualidade de vida e saúde mental, ainda mais no atual isolamento social. Logo, comece a praticar as dicas que colocamos ao longo do texto e não se esqueça que se esqueça de pedir ajuda se precisar.

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