Blog

Conceitos-chave de microsserviços

No comments

Você já ouviu falar em microsserviços? É uma arquitetura para o desenvolvimento muito usada atualmente, pois têm alta adesão com tecnologias atuais como cloud e kubernetes. Separamos alguns conceitos-chave para entender melhor os microsserviços, seus potenciais e modo de funcionamento.

# Deploys independentes: é o conceito em que pode-se mudar um microsserviço, realizar o deploy, disponibilizar a mudança para os usuários sem ter que realizar o deploy em outros serviços.

# Controle sobre informações: os microsserviços têm a habilidade de decidir o que é mostrado e o que está escondido. Funcionando como cápsulas, alguns dados podem ficar privados durante o desenvolvimento e manipulação da aplicação.

# Flexibilidade: os microsserviços devem ser projetados para solucionar possíveis problemas futuros, porém há sempre um custo para manter uma arquitetura flexível para expansão e aberta, encontrar o equilíbrio nem sempre é fácil, mas fundamental.

# Alinhamento entre Arquitetura e Organização: o design dos serviços precisa refletir os a organização, para manter alinhado o trabalho dos desenvolvedores e as metas do negócio.

Uma curiosidade é que não há uma fórmula ideal para o tamanho da sua arquitetura, apesar de levar no nome “micro” a única coisa que pode-se dizer é que ele deve ser mantido em um tamanho que possa ser facilmente compreendido. 

Quer saber mais? Fica de olho nos conteúdos das nossas redes. #VEMSERORAEX 

ORAEXConceitos-chave de microsserviços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *