Blog

Quando a música vira terapia: entenda quais os impactos da música para pessoas que estão no isolamento social.

No comments

Quando a Pandemia acometeu o mundo, várias pessoas encontraram uma válvula de escape e a música se tornou um caminho. Colocar aquela canção predileta é como entrar em uma máquina do tempo e voltar para aquele época.

Quando alguém ouvi Help dos Beatles, a pessoa entende o mundo nos anos 60 e se transporta para lá. Bem como, o isolamento social impôs encontrar soluções dentro de casa e ouvir um ‘som’ se tornou natural.

A música é uma terapia e em 2020 ficou ainda mais, porém de uma maneira intima e adaptada ao novo ‘normal’. Sendo assim, iremos mostrar a seguir os impactos que existiram e como auxiliou as pessoas a superar essa pandemia.

Afinal, quais os impactos da música para as pessoas que estão no isolamento social?

Segundo dados divulgados no Decode, SimilarWeb, os aplicativos Deezer e Spotify foram baixados em 6 milhões de dispositivos.

Vale destacar que essa é uma ferramenta que analisa os sites e aplicativos, sendo uma das mais confiáveis. Ao mesmo tempo, o aumento de downloads representa 8% e foi no intervalo de fevereiro a março.

Muitas pessoas preferem ouvir música pelo YouTube e as visitas ao site chegaram em 90 milhões. Esse fato indica que 40% da população brasileira acessou o site, de acordo com dados do P Decode e SEMrush.

Esses dados são oficiais e ‘fotografam’ esse momento, porém não mostram a realidade em 100% do mundo. Da mesma forma, existem pessoas que ouvem discos, fitas, músicas baixadas na internet no computador e até mesmo os CDs.

Fato é que a música melhorou o isolamento social e o deixou mais ameno, funcionando como uma forma de entreter. Sendo assim, é fundamental ter acesso a cinco pontos. Confira quais são eles:

1- Mostra a todos que é possível se divertir de casa

Vários artistas fizeram lives e ajudaram as pessoas a superar a quarentena, sem contar que exercitaram também. Afinal, quando alguém deixa de cantar ou trocar por muito tempo, acaba por ‘enferrujar’ a sua veia artística.

Ao estar em casa e isolado, em resumo, é sempre precisar encontrar formas de não deixar o tédio crescer. Por outro lado, a diversão pôde ser encontrada e traz uma sensação de valorizar o que era ‘normal’.

musica

2- Possibilita que as pessoas tenham tempo para se dedicar a música

Quantas pessoas não queriam tocar um instrumento e não conseguiam ter tempo de se dedicar? Agora ficou bem mais fácil de exercitar, trazendo novas habilidades as pessoas.

A vida é um eterno aprendizado e a música também é responsável por fazer as pessoas usarem a criatividade. Juntamente com esse fato, talvez não dê para se tornar um músico, porém há uma chance de explorar outra habilidade.

3- Auxilia no desenvolvimento infantil

Já parou para pensar que uma parte considerável dos brinquedos infantis englobam diretamente a música? É, os pais podem auxiliar e incentivar outras brincadeiras que englobam a música, por exemplo:

  • A criação de rimas, pois possibilita que a criança treine o vocabulário e os pais podem fazer o mesmo;
  • As brincadeiras não custam nada e auxilia a superar esse cenário complicado, pois infelizmente algumas famílias precisam pensar nisso.

Certamente que a música une as pessoas, ou seja, funciona como uma maneira eficiente de aproximar a família. Assim também, todos brincam e cantam a mesma canção, entretendo as crianças e também os pais.

4- Permite enfrentar o isolamento com mais tranquilidade

O Covid-19 não tem qualquer filtro e pode contagiar pessoas de todos os públicos, independente das condições. Igualmente, traz a incerteza para as pessoas e é nisso que a música entra, porque era usada antes da Pandemia.

A musicoterapia atua na neuroreabilitação e ajuda na comunicação verbal, atividades cognitivas e também na reabilitação motora. Por englobar músicas prontas ou composições, ainda explora a melodia, ritmo e harmonia.

Uma música gera prazer e desencadeia hormônios de bem-estar, equalizando a rotina e melhorando a relação com os outros. Ainda mais em tempos de pandemia, é fundamental usar esse recurso para administrar as tensões diárias.

5- A música ajuda a superar a apreensão por algo novo imposto

Uma canção altera o seu humor e pode te deixar mais calma (o) ou mesmo com a agressividade maior, certo? Então, quando a música é utilizada do modo correto, a chance de superar o que a pandemia se torna mais fácil.

O isolamento tirou o que nos tornava humanos: a boa capacidade de interagir com outros a nossa volta. Contudo, quando uma canção é tocada e você ouve aquilo, lembra das coisas boas e começa a equilibrar o cenário.

O mais importante sobre a música é entender que é uma poderosa aliada e traz algo positivo: a sua característica. Enfim, algumas pessoas preferem ouvir Rock por se sentirem bem, mas outras podem curtir Jazz e se sentir melhor ainda, basta apenas ouvir.

ORAEXQuando a música vira terapia: entenda quais os impactos da música para pessoas que estão no isolamento social.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *